sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Heresias que os falsos pregadores cometem com II Coríntios 9:6 e 7.



Os falsos pregadores utilizam os versículos de II Coríntios 9:6 e 7, de uma maneira errada. Esse falso ensinamento leva os evangélicos a achar que o ofertar é sinônimo de investimento financeiro.
Chegam a fazer a seguinte pergunta: porque Deus ama a quem dá com alegria?
A resposta do herege: porque dá sabendo que vai receber de volta, porque é um investimento que quem oferta está fazendo.
Eles utilizam os versículos como se ofertar fosse um investimento financeiro.
Esse ensinamento é totalmente contrário ao verdadeiro sentido dos versículos.
Vejamos II Coríntios 9:6.
II Corintios 9:6
6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Temos que ter em mente o contexto do capitulo 9. Paulo está falando da oferta que está sendo coletada para os irmãos da Judéia, que estavam passando necessidades.
No versículo 6 Paulo faz uma analogia entre a oferta e a semente. Se um agricultor semear poucas sementes, irá colher pouco. Porém, se ele semear muitas sementes ele irá colher muito.
Paulo não está dizendo que quem ofertar muito dinheiro para a igreja irá colher muito dinheiro, ou se ofertar pouco dinheiro para a igreja irá colher pouco dinheiro.
O versículo não está falando de prosperidade financeira para quem está ofertando, e sim de ajudar aos irmãos necessitados com generosidade.
Paulo também não está falando de ofertar para igreja, e sim ofertar para ajudar aos irmãos necessitados da Judéia.
O sentido do versículo é que o semear é igual a ofertar, e o colher é igual a arrecadar ou coletar.
Em outras palavras o que a analogia de Paulo quer dizer é:
E digo isto: que o que ofertar pouco a coleta será de forma reduzida, e o que ofertar com generosidade com generosidade vai se arrecadar.
Portanto o versículo 6 de II Coríntios 9 está falando de ofertar com generosidade para que a coleta ou a arrecadação seja generosa.
Não há no versículo promessa de prosperidade financeira para quem está ofertando muito. Essa ideia foi concebida pelos falsos pregadores para tirar o máximo de dinheiro possível das pessoas que estão ofertando por ganância e avareza.
Esse ensinamento é o oposto do que Paulo está ensinando, que é o ofertar com generosidade para ajudar aos irmãos que estão passando por dificuldades.
O versículo 7 de II Coríntios 9 diz para o cristão que contribua com o valor que está em seu coração. Devemos lembrar que devemos ofertar segundo o que temos, e não o que não temos (2 Coríntios 8:12).
II Corintios 9:7
7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
A tradução literal do grego é:
Cada um conforme decidiu no coração, não com tristeza ou por constrangimento; alegre, pois o doador ama a Deus.
Podemos ver que:
Não devemos ofertar com tristeza por está dando a oferta, porque no coração a vontade era de ficar com o dinheiro e não de dar a oferta.
Não devemos ofertar por constrangimento, ou seja, sermos forçados a ofertar uma quantia estipulada por um pregador. A oferta é um ato voluntário, e o ofertante deve ofertar a quantia que está em seu coração.
Outro ponto importante é que não devemos ofertar na forma de barganha, ou seja, vou ofertar, mas, quero de volta em forma de muitas bênçãos.
O ato de ofertar é uma demonstração de amor para com Deus e com os necessitados. Na tradução para o português colocaram “Deus ama ao que dá com alegria”, SENDO QUE O CORRETO É “ALEGRE, POIS O DOADOR AMA A DEUS”.
Por causa disso muitos são levados à heresia de achar que dando muito dinheiro para enriquecer as igrejas, ou melhor, dizendo enriquecer os seus fundadores. Essas pessoas são levadas a acreditar que a alegria aqui mencionada significa dar muito dinheiro para a igreja, e com isso irão receber de volta o investimento que fizeram.
Não é nada disso, a alegria que está no versículo 7 significa que o cristão com o coração cheio de amor para com Deus e com os irmãos necessitados, vai dar a oferta alegre, feliz por está ajudando aos irmãos que estão passando por dificuldades. Esse é o significado de alegria ou alegre que está no versículo 7.
A mensagem do versículo 6 e 7 de II Coríntios 9 é ofertar com generosidade, para que a coleta seja generosa para ajudar aos irmãos da Judéia e contribuir com que está no coração, sem tristeza e sem ser forçado ou constrangido a ofertar. Devemos ofertar porque amamos a Deus e aos irmãos necessitados, com alegria em poder ajudar aos irmãos que estão sofrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário